terça-feira, 8 de julho de 2014

O minhocão moderno.




O minhocão moderno.


Antes de mais nada devo esclarecer o que é minhocão. Aqui no Distrito Federal e acredito que em boa parte do Brasil, a população costuma colocar apelidos nos objetos de uso diário como camelo para as bicicletas, buzão para os ônibus e minhocão para os ônibus articulados muito comuns na dedada de 90.


Tomei a liberdade dos apelidos e decidi chamar o VLT (veiculo leve sobre trilhos) que é um veiculo leve sobra rodas de Minhocão moderno, infelizmente o velho ditado tanto falado que não se fazem as coisas como antigamente é o mais verdadeiro dos ditados. Esse minhocão Moderno não é como aqueles antigos que parecem uma sanfona velha sendo bem usada por um forrozeiro em um rasta pé animado. Gemia, tremia, tinha poeira, sempre lotado mas aguentava o tranco.


O minhocão moderno precisou de uma via exclusiva na rodovia, quer dizer, na avenida, quer dizer, na pista. Precisou de uma lugar exclusivo para trafegar. Desculpem minha grosseria na próxima expressão que segue nas linhas abaixo mas…
Puta que pariu porque não fizeram um trem de verdade? Ou expandiram as linhas de metro?
A revolta da expressão acima não esta so na estupidez dos responsáveis pelas obras que muitas vezes parecia que os adultos tinham resolvido brincar de lego em escala real sem as peças dai resolveram usar tratores escavadeiras e mão de obra abundante. 


A revolta continua nas linhas de ônibus que deixarão de circular. Isso mesmo,  dezenas de linhas de ônibus serão desativadas e ou substituídas por um ônibus de integração que deixara os passageiros no ponto final do minhocão moderno. 


Que porra é essa? Achei que seria um adicional no transporte urbano e não uma substituição. Lembro-me de quando erradicaram aquelas infames lotações de cor laranja que os cobradores e motoristas pareciam uma gangue de arruaceiros estilo Mad Max . E o que colocaram no lugar? Lotações maiores, não existe ônibus circular, ou qualquer ônibus que leve passageiros para cidades próximas de Santa Maria.

Alguns lugares que os moradores de Santa Maria não podem ir sem ter que pegar duas conduções:
São Sebastião, Planaltina, ParkWay, Novo Gama, Pedregal e todos as cidades do entorno do Distrito Federal. E para não achar que reclamo de barriga cheia, nem ponto final de ônibus existe em Santa Maria, alias o ponto final existe uma estrutura para abrigar os ônibus, os passageiros e os rodoviários que nunca existiu



Obrigatoriamente temos que usar essas porcarias que não transportam 20 pessoas com conforto, dai imaginem essa lata de sardinhas no horário de pico com estudantes cheios hormônios explodindo dividindo, alias disputando espaço com gente da terceira idade que não tem opção e acaba enfrentando a batalha de ir do ponto A ao ponto B diariamente.



O mesmo acontece na cidade do Gama que dispõe de ônibus tão fudidos e sucateiros que parecem uma lata de lixo com rodas que transporta pessoas. Profissionais que precisam de uma reciclagem para lembrar que transportam gente, gente de bem digo de passagem, gente que alem de trabalhadores são mães, pais, filhos e filhas do estado.

Antes dependíamos do horário do ônibus agora dependemos do horário de dois e para passar o mel na chupeta do povo por enquanto não cobram o valor da tarifa da integração. Domados pela euforia de um evento global mais que o normal ninguém se questiona apenas aceita e continua.
O minhocão moderno não foi feito como as coisas de antigamente, feito bem feito e para durar. O minhocão moderno é como seu nome diz ou sugere que moderno nem sempre quer dizer o melhor.




Um comentário:

Victor disse...

E o melhor de tudo é a desativação por tempo indeterminado até o dia de hoje.