quinta-feira, 17 de julho de 2014

Samurai Shodown II. Isso que é Jogo de Luta.

Porque Jogar Samurai Shodown?
Capa com a ilustração realista de Toshiaki Mori aka Shinkiro.



Para o titulo ficar bom a fazer mais sentido deveria ser “Porque não jogar Samurai Shodown ?” Mas o texto teria no máximo 5 linhas.
Poderia citar a historia do jogo bem cliche. Poderia falar que é um jogo clone de Street Fighter II, mas depois de SFII o que não é parecido com ele? Gastei duas linhas e não quero mais procurar pontos negativos.
Não vou me aprofundar no jogo em si, vou focar no meu ponto de vista e experiências pessoais relacionadas ao mesmo. E foda-se, o Blog meu o texto é meu e você le se quiser!

Samurai Shodown II lançado em 28 de outubro de 1994 para Arcades pela SNK é um dos maiores clássicos  de jogos de luta 2D , veio apenas 3 anos depois do lançamento do Grande Pai dos jogos de luta Street Fighter II da Capcpom, trazendo dezenas de inovações que seriam eternizadas nos jogos desse gênero. 

Atualmente o titulo possui nove versões que infelizmente não impressionam e cativam tanto como Samurai Shodown II. Não estou querendo dizer que as outras verões são ruins. Essa afirmação não é saudosista é o reconhecimento que um jogo superou todos de sua serie, superou vários semelhantes e inspirou vários outros de futuras gerações.
Esse jogo é um dos que merece o titulo de clássico.



Das inovações as que mais chamam atenção são o Zoom dinâmico que deixa a paisagem do cenário em evidencia quando os personagens estão distantes e faz com que os adversários fiquem do tamanho da tela quando estão próximos. 

A barra de especial POW é algo que chama atenção não somente porque fica piscando e fica vermelha (O personagem também fica avermelhado) quando certa quantidade de dano é sofrida. Popularizou os golpes especiais que hoje estão presentes na maioria das franquias de jogos de luta, popularizou tanto que Street Fighter II Turbo veio com essa DLC :P


Para quem não tinha um Neo Geo em casa que era um produto superior da época, como se existisse um console mais foda que o PS4 e o X Box One, era caro, espaçoso e  épico só o joystick era praticamente do tamanho de um Mega Drive, o contentamento era a popularidade dos jogos e das casas de jogos (Fliperamas) que TINHAM que ter os jogos fodasticos, disputados ficha a ficha, tudo na bravura que no inicio para ter acesso a informação com menos defasagem somente através revista importada ou jogando exaustivamente o que era caro e praticamente impossível ja que sempre existia uma adversário inserindo uma ficha para tirar a sua e foda-se se estiver perto do final. A graça era fazer vencer o máximo de vezes consecutivas.
Neo Geo com o raro memory card.


Lembro-me que muitos anos apos o lançamento acredito que no ano de 2001, horário de almoço no Fliperama FreePlay no Conic, um ambiente de pura competição e aquele dia uma das maquinas em particular tinha mais gente que o normal. Tinha uma fila eu fiquei espantado que a ultima vez que eu vi uma fila em um maquina de fliperama foi em um Street Fighter III( Sim nos temos bom gosto e apreciamos bons jogos).
Quando consigo ultrapassar todos os espectadores la estava  Samurai Shodown II, perdi duas fichas e vi que eu era o pato de sempre. Rogenio um grande amigo que na época trabalhava por ali fez 10 vitorias em alguns minutos, com bônus de colocar uma expressão que ate hoje não consegui identificar no “Sem expressão Facial”, nosso algoz diário do horário de almoço no The King of Fighters.
10 vitorias em qualquer jogo naquele horário, naquele local era algo que se compara ao mérito de vender mais que o Fubá, é difícil, da trabalho e tem que saber o que esta fazendo apenas  poucos conseguiram.


Samurai Shodown é o tipo de jogo que um erro custa caro, um corte em cheio te causa tanto dano que você geme de dor ao ver sua barra de vida esvaziando ou pior, seu sangue jorrando ate seu corpo cair partido em duas partes. Se isso não for parecido com duelo de espadas eu não imagino algo que possa parecer mais.

Obvio que é um produto que tem o intuito de vender e para isso adaptações e gambiarras culturais são feitas para que uma maior quantidade de jogadores de diferentes culturas, gêneros e credos se interessem e se indentifiquem com o jogo. Acho todos os personagens iconicos e divertidos mas so vou mencionar alguns nesse texto.
Uma coisa que me deixa puto é a burrice de gente que não presta atenção, o Titulo do jogo esta no singular, inclusive o titulo japonês Samurai Spirits, cita UM samurai ou seja um único samurai justifica o titulo do jogo para os que ficam de mimimi que quase não tem samurai, um samurai ja basta e tem mais de um.




Mas não é só porque o gráfico é lindo, a trilha sonora é foda, que aumenta o nível de imersão do jogo que o japão feudal é aqui.


E os personagens são carismáticos que me fazem elogiar tanto essa obra de arte, abaixo alguns motivos para ter no mínimo interesse no jogo.






Ninjas e Samurais sempre serão legais.
Não importa a quantidade de tempo que passou do Japão feudal ate agora, Samurais e Ninjas inspiraram e inspiram muitos campeões nas artes marciais. Se servir de referencia  na ficção o Batman nada mais é que  um ninja/Samurai ocidental rico.
Ninjas e Samurais são muito legais e ponto final.



Deve parecer com um duelo.
É obvio que não sabemos como era um duelo de espadas na metade do século passado, mas temos referencias na mídia baseada em relatos e fatos históricos japoneses. Usando um pouco da imaginação uma briga de facas gigantes é no mínimo sangrenta e rápida e o jogo consegue esse equilíbrio e mesmo que você não seja conhecedor das artes ninja/samurai e das artes marciais e macetes do mundo dos jogos de luta, o básico a gente aprende, defenda e não pisque seu erro pode custar sua vida (uma ficha). 



 Os personagens são muito legais, e o mais legal que a maioria é baseada em pessoas importantes da historia japonesa.
Que  Haomaru é baseado em Miyamoto Musashi que viveu de 1584 ate 1645, o modelo clássico do Samurai todo mundo sabe . Mas garanto que pouca gente sabe que:  

Caffeine Nicotine
 é baseado em um suposto monge-budista chamado Soho Takuan que foi mentor de Musashi durante seus primeiros anos.


Ukyo Tachibana
 Baseado em Sasaki Kojiro Genryu que viveu de 1572 ate 1612, rival de Musashi usava uma espada longa e tinha fama de cortar andorinhas em pleno ar seu estilo  representado no jogo lembra um cego ou uma pessoa de visão debilitada devido a sua postura que fica de costas para o inimigo Sasaki Kojiro Genryu morreu de tuberculose.


Yagyu Jubei 
veio de uma famosa linhagem de samurais que viveram em meados de 1600 cujas lendas dizem que foi um agente secreto do imperador que disfarçava seu rosto com um chapéu de palha ,uma espécie de Samurai Ninja a serviço do império a representação do personagem com um tapa olho é devido aos contos que durante sua infância seu pai jogou uma pedra para testar seus reflexos o que acabou o cegando de um olho. E hoje nem palmada pode :P
Dois detalhes interessantes são que segundo o livro de Musashi o propio Musashi usava a técnica de duas espadas empunhadas simultaneamente.
O cenario de Jubei com os bambus foi inspirado no lugar que viveu o resto de seus dias.




Hattori Hanzo 

Hattori Hanzo viveu de 1541 ate 1596 realmente existiu, e foi um famoso Ninja. Invadia os castelos inimigos à noite.  Sua terra famosa por abrigar Ninjas foi arrasada pelo inimigo o que explica o estagio de Hanzo ser tão sombrio edesolado.


Shrio Amakuza
 viveu de 1622 ate 1638 também era conhecido como Masuda Shiro Tokisada liderou uma revolta de inspiração cristã na região de Shimabara do Japão. A rebelião não resistiu e o corpo de Amakuza nunca foi encontrado.


Genjuro
 diferente dos anteriores é inspirado no jogo de cartas japonês Hanafuda .O jogo Hanafuda é jogado com um baralho de 48 cartas diferentes  onde você  deve fazer combinações de alta pontuação. Praticamente tudo em Genjuro é baseado nesse jogo, seus golpes, falas e estagio.O Genjuro Sanren Satsu consiste em três ataques diferentes, o Javali, o cervo, e a Borboleta. Quando ele completa as três barras, ele grita "InoShikaCho!" que são os três respectivos animais. Observe de perto e você verá esses animais nas cartas, que são exatamente como eles aparecem no baralho Hanafuda. Uppercut(ShoRyuken) de Genjuro mostra brevemente a cabeça de um Pheonix no arco da barra. A cabeça rodeada por uma barra roxa (na verdade asas) é uma imagem da carta de 20 pontos no terno paulownia.  Antes de começar a luta Genjuro coloca em seu quimono, uma imagem de um papel com poesia, forrado em ambos os lados pelas flores valem cinco pontos a carta de flor de cerejeira. O prato é o vinho do hrysanthenum valem 10 pontos. 
A pose com ele segurando um guarda-chuva com um sapo nas proximidades é uma é mais uma referencia ao jogo de cartas combinação que vale 20 pontos. O mais legal  que os pontos somados no placar do jogo são contabilizados como no jogo de cartas


O personagem mais original do jogo em minha opinião. Gosto muito da personalidade que ele passa e gosto da aparência dele  principalmente por causa da cicratiz, não quero parecer bizarro , cresci vendo minha mãe que possui uma grande cicatriz de corte do lado direito do rosto devido a uma queda de cavalo, sobreviveu e ficou marcada para sempre e sei que foram poucos os dias que ela não se lembrou dessa queda. Admiro cicatrizes inclusive as minhas afinal uma cicatriz é uma marca de sobrevivência é uma Tatoo. Mesmo sendo baseado em um jogo de cartas Genjuro é um sobrevivente.


Kuroko é baseado ajudante do uma espécie de contra regra do Kabuki aqui representado como juiz e ajudante alem de julgar o duelo levantando uma bandeira para cada acerto na luta e alem disso leva o corpo do perdedor fora de cena quando a luta acaba.


Especial de verdade.
Nesse jogo o especial causa dano e é dramático porque durante alguns momentos quem leva um especial fica desarmado e obviamente fica na defensiva ate que uma nova arma é entregue. 


Por mais apelão que seja todos tem um ponto fraco.
Não sou especialista em jogos eletrônicos, apenas aprecio essa arte, e sim Video Game é arte. E nesse jogo existe um equilíbrio entre pontos fracos, poder de ataque e velocidade, eu tenho dificuldade em enfrentar alguns personagens principalmente os mais leves que não causam muito dano porem vão beliscando sua barra de energia ate seu esgotamento. E por mais apelado que seja todos tem um ponto fraco se você não encontrar um ponto fraco, existe o Kuroko .




Os cenários são foda.
Fica difícil descrever os cenários devidos sua complexidade somada aos valores culturais de época. Tudo bem feito e rico em detalhes que fica difícil não apreciá-lo e pagar um preço alto pelo vacilo. Jogue e contemple a beleza.

 Kuroko para acabar com a festa.
Na versão de Neo Geo caseiro é possível escolher Kuroko durante a seleção de personagens pressionando:
Cima, baixo, esquerda, cima, baixo direita +A. Se seu adversário vencer da game over, se vc vencer da game over é pra acabar com festa ou não é?

Esse texto é so a ponta do iceberg o jogo tem muita coisa para ser dita golpes, historia dos personagens no jogo equipe de produção e tantos outros detalhes. Jogue procure na internet que esse jogo é bom demais.
Ja tive em MVS e no NeoGeo, as trilhas sonoras no Neo Geo Cd são ainda mais belas.

Recomendo o Blog Nostalgia Brasil abaixo do João Carlos. MUITO BOM, Faqs do Gamefqs e tantos Blogs divertidos que tem por ai, todas as imagens são desses blogs pesquise a url e tenha acesso.

Obrigado a todos.
Rogenio eu te Desafio!!!


Um comentário:

pyryel disse...

Ficou muito bom, nao cheguei a jogar, mas pelo que foi descrito é um classico...